quarta-feira, 18 de abril de 2012

Reunião diárias - realmente necessárias?

Contato visual e reuniões diárias.
Em um post recente do Mike Cohn ele fala sobre reuniões diárias. Discute o propósito delas e uma sugestão controversa de evitar o contato visual com os integrantes da equipe.
Uma notícia sobre este post também foi publicada na InfoQ com algumas considerações adicionais, as quais nos fez começar a discutir alguns casos reais, mas um em específico gerou uma questão:

Logo no dia em que li o post do Mike, aconteceu de um desenvolvedor estar explicando uma tarefa diretamente para mim em uma reunião diária. Procurei desviar o olhar conforme a sugestão do Mike Cohn, mas senti como algo extremamente artificial e optei por explicar para a equipe de que eles tem uma meta comum e que a reunião diária serve para a equipe se sincronizar e pensar na melhor forma de se atingir o resultado compromissado.

Quando falei isso para a equipe, eles me explicaram que já sabiam o que estava ocorrendo e estavam direcionando a conversa para o SM (PO em outras ocasiões) só porque estas pessoas seriam as que não estavam "por dentro" do que estava acontecendo.

Minha questão: em uma equipe pequena com, digamos, três desenvolvedores, sentados um ao lado do outro e que se conversam o tempo todo, a reunião diária é realmente necessária?


Por favor, deixem suas opiniões!

5 comentários:

  1. Vejo o daily como um momento rápido e necessário para sync, não apenas entre os devs, mas para PO, SM, e outros interessados nos deliverables da equipe.
    Essa reunião, além de não tomar muito tempo, força que o time se comunique e ajuda a dar visibilidade no trabalho. No meu ponto de vista, esses benefícios valem o esforço, mesmo em equipes pequenas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trustlix, imagine o cenário onde o time de desenvolvimento conversa muito durante o dia e está sempre bem sincronizado. Eles não precisariam de daily, pois sabem quem fez e está fazendo o que, a comunicação não precisa ser forçada. Se o PO, SM ou outros interessados querem saber o andamento, uma olhadela no quadro já irá sanar grande parte das dúvidas, não?

      Olhando para as perguntas básicas de um daily, me parece que se houver um acesso fácil ao ScrumMaster para passar os impedimentos, não haverá necessidade de daily.

      Excluir
    2. Anselmo, no mundo ideal não seria necessário reunião alguma. Os interessados nas informações saberiam a quem perguntar e seriam pró-ativos em procurar as informações necessárias :-) IMO, mesmo que o time se fale muito, manter o canal de comunicação aberto é muito importante.

      Olhar o quadro ajuda muito o PO e SM, mas pessoas um pouco mais distantes da equipe provavelmente não vão conseguir decifrar os post-its.

      Excluir
    3. Acredito que o valor entregue pelo daily, mesmo para times pequenos, ainda compensa sua realização.

      1 - O Scrum utiliza-o como uma forma de gerar um segundo "commitment", em relação à tarefa daquele dia (o primeiro foi a meta do Sprint).
      2 - O objetivo primário do daily é para o time se sincronizar, mas tem os benefícios secundários que são os de permitir que quem quer que seja, veja o andamento (além do quadro) das tarefas e possa "sentir o ânimo" da equipe.
      3 - O esforço de coordenação para algo "sob demanda" é maior que o de saber-se o horário e "colar lá" para ver

      Em relação a custos:
      Em geral são 15 minutos próximos, ou ao começo do dia, ou ao almoço ou ainda ao final do dia para não interromper o time.

      Excluir
  2. Legal! Minha opinião é que depende da equipe. Se for um monte de devs "talkatives" e "compromissados", então acho que não são fundamentais mesmo, embora não as veria como "onerosas". Mas, no caso de 1 ou mais integrantes menos comunicativos, eu as vejo como uma forma até agradável de proporcionar a sincronização. Agora, se formos considerar que pode haver integrante não "committed", daí é claro que elas são altamente aconselháveis... É ou não é embaraçoso não ter o que falar?

    ResponderExcluir